Home / Instalação / Para Instaladores / Cabos de Áudio

Cabos de Áudio

CABOS-AUDIO

Por: Fernando Cuzziol

Um item importante, mas nem sempre bem equacionado, refere-se ao emprego de cabos apropriados para o áudio.
Na verdade, o cabo é o componente de menor custo em uma instalação, porém, geralmente são mal dimensionados. Imagine os cabos como vias para a passagem do som: se forem de bitola insuficiente o “trânsito” congestiona, ou seja, de pouco vale o investimento em CD/DVD-player, amplificador e alto-falantes.
Os cabos são fundamentais em duas fases distintas: no transporte de energia da bateria para a aparelhagem e no circuito de áudio propriamente dito, tanto dos amplificadores aos alto-falantes quanto do gerador de áudio ao amplificador.

Completando o que já foi visto na edição anterior, os cabos de alimentação são imprescindíveis, tanto quanto a boa qualidade do isolamento e da condutibilidade do núcleo do cabo. O isolamento normalmente é de PVC e os melhores cabos vêm com fiação de cobre em têmpera extra mole, que garante flexibilidade e cobre mais puro.

CABOS-AUDIO-01

Os cabos de sinal de baixo nível – conhecidos como RCA, pelo tipo de conector geralmente utilizado – conduzem um sinal de nível de áudio baixo, de 100 mV até cêrca de 4 volts, com impedância comumente encontrada de 10.000 ohms. Sobre cabos RCA veremos no próximo mês.
Por último, os cabos de alto-falantes, que conduzem os sinais de alto nível de áudio, já amplificados, são feitos com fios finos de cobre de alta pureza e devem ser bem dimensionados para não desperdiçar a potência gerada pelos módulos e prejudicar o fator de amortecimento do sistema.
Existem formulas mágicas para o dimensionamento desses tipos de cabos, mas o mais fácil de usar e de entender são as tabelas e detalhamento.

DIMENSIONAMENTO

Primeiro, verifique a potência por canal na saída de seu amplificador, depois a impedância do alto-falante. Agora é só fazer o cruzamento da coluna da potência por canal com a impedância do falante para achar a corrente no fio condutor.

CABOS-AUDIO-02

Após descobrir a corrente no condutor, verifique a tabela ao lado e descubra a seção do cabo a ser utilizado:

CABOS-AUDIO-03

A partir desses valores, seu cabo está bem dimensionado, atente na hora da compra para que o cabo esteja normatizado com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Já se o seu cabo não foi bem projetado, você está perdendo potência no meio do caminho até o alto-falante. Mas quanto de perda de potência? É isso que a tabela acima tenta mostrar.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo