Evento contou diversos modelos clássicos das marcas Mercedes-Benz, Rolls Royce, Lamborghini, Ferrari e Maserati
Aos poucos, grandes eventos de carros retornam ao calendário do antigomobilismo. Como parte desta retomada, aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro, o evento Classic Car Celebration, que foi realizado no Hotel Fazenda Dona Carolina, localizado em Itatiba, no interior de São Paulo, onde reuniu, mais de 170 carros clássicos e esportivos.
Fechado ao público, devido às regras de isolamento social, por conta da pandemia de Coronavirus, o encontro foi prestigiado por colecionadores de todo o Brasil, acompanhados de poucos familiares e da imprensa. A Revista AutoMOTIVO foi uma das convidadas especiais para realizar a cobertura do evento.
A exposição manteve o nível de renomados concursos de elegância no Mundo, como Villa d’Este, Pebble Beach e Amelia Island. Diversos modelos clássicos de várias marcas foram apresentados.
Veja a galeria completa do evento
Clássicos Alemães
Entre os clássicos alemães apresentados destaque para os conversíveis da Mercedes-Benz; 300 S (W118), 220 SE (W128) e 280 SE (W111).
Quem é fã do modelo 300 S (W118) pode ver três exemplares, sendo que um era cupê e dois eram roadsters.
Ainda na linha roadster havia o icônico 190 SL (W121 B II), vários exemplares dos 230/250/280 SL (W113), os bólidos 450 SL (R107) e 500 SL (R129), além do sedã 190 E 2.3-16 (W201), que homenageava o tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna. Havia também um 300 Adenauer (W186), um dos carros mais luxuosos da exposição.
As outras fabricantes alemãs também marcaram presença. A BMW foi representada pelos modelos 2002, 635 (E24) e M3 (E30). Já os fãs de Audi puderam ver duas peruas RS2, que retratam o início da linha esportiva da marca. Por fim, mas não menos importante, a Porsche também foi representada pelos clássicos: 356, 911, 930, 964 e 993.
Claro que não poderia faltar o Volkswagen Fusca: o ficou estava o modelo com tampa traseira bipartida produzido em 1950 (Split window) e o Super Beetle 1303 Cabriolet de 1979. As peruas VW Typ 3 Variant e o cupê de quatro portas VW Typ 4, também foram expostos.
Clássicos Italianos
A Ferrari sempre vai ser o modelo mais procurado, ainda mais quando é uma lendária F40. Além dela, outros modelos que marcaram época também foram apresentados, como: F50, dois exemplares da Testarossa, 512BB, 328, 365 GTB/4 “Daytona”, Dino 246 GT, Mondial, F355 e a belíssima barchetta 212 Export, produzida em 1952.
Os fãs de Maserati também puderam ver modelos que marcaram história, como os cupês 3500 GT e Ghibli e o sedã executivo Quattroporte.
A Alfa Romeo também foi representada, com modelos raríssimos que se destacaram estavam: Giulia GT, 2000 Berlina, Spider, Alfetta GT, Sport Zagato e Giulietta Sprint Speciale.
Os Fiat Riva 1400 e o 600 Ghia Jolly, bem como, o raro Lancia Fulvia Sport também chamaram a atenção do público.
Outro modelo raríssimo apresentado foi o Iso Grifo, um muscle car com design italiano, mas com coração americano também marcou presença. O modelo está equipado com motorização V8 de 5,4 litros de Chevrolet. Assim como, este esportivo, o Tomaso Longchamp com desenho do estúdio Ghia que contava com trem de força Ford de V8 de 5,8 litros.
Claro não poderia faltar a tradicional a rival da Ferrai, a Lamborghini, representada pelos modelos Lamborghinetta, Miura e Countach fabricada de 1974 a 1990 e que inspirou o design dos esportivos da época.
Clássicos Ingleses
Ainda no continente europeu, o evento contou com carro ingleses das grandes marcas muito bem representadas. Vieram da terra da rainha os modelos: Allard J2, Allard K1, Daimler Straight-Eight, Rolls-Royce Silver Shadow, o cupê conversível Rolls Royce Corniche, o presidencial Rolls-Royce Silver Wraith, Jaguar E-Type roadster, Jaguar Mark X, o cupê conversível Jaguar XK, Jaguar S-Type, Jaguar XJ, Triumph GT6, Triumph Spitfire, Triumph TR6 um par de MG TD Midget, MG TF, MGC GT, Austin-Healey 3000, Land Rover Série 1, Range Rover e Lotus Europa.
Clássicos Norte-americanos
Os veículos norte-americanos também fizeram sucesso: entre os modelos presentes estavam os Pré Guerra Cord 810, Cord 812, Hudson Super Six, Packard Twelve, Packard One Twenty, Packard Caribbean, além de modelos icônicos como o Chevrolet Bel Air, Plymouth Road Runner, Oldsmobile Toronado, Dodge Charger, Chrysler Imperial, três gerações do Chevrolet Corvette, duas gerações do Ford Thunderbird, Chevrolet Camaro, Ford Mustang e um grande número de Cadillacs, o que inclui o LaSalle.
Clássicos japoneses e tchecos
O japonês presente foi o Datsun 1500 Roadster que também chamou bastante atenção, bem como, o modelo da Checoslováquia Tatra T87 com motor traseiro refrigerado a ar.
Clássicos Nacionais
Os modelos fabricados pela indústria brasileira também estavam presentes, e, claro, chamaram atenção. Entre eles estavam os modelos: Volkswagen SP2, Willys Interlagos, Puma GT DKW, Santa Matilde, Lobini H1, Ford Maverick GT, Chevrolet Opala, Ford Landau, Dodge Gran Coupe, Dodge Magnum e Willys Itamaraty Executivo.
Próximo Evento
Os organizadores do Classic Car Celebration já planejam uma próxima edição, porém, prevista para 2022 e, assim como esta, deverá ter um público restrito. Esse formato de encontro é muito comum no exterior e já teve edições diversas em vários locais do país como em Araxá/MG.
Vale destacar que, por conta da pandemia alguns eventos do antigomobilismo brasileiro não aconteceram, foram eles: o Encontro Brasileiro de Autos Antigos, em Águas de Lindóia interior de São Paulo, o Village Classic Cars, no Rio de Janeiro-RJ e o Brazil Classics Show, em Araxá-MG.
Redes Sociais
O evento pode ser acompanhado de perto pelas redes sociais da Revista AutoMOTIVO
Facebook
https://pt-br.facebook.com/RevistaAutoMOTIVO/
Instagram
https://www.instagram.com/revistaautomotivo/
E também pelas mídias sociais dos organizadores;
https://www.instagram.com/classiccar.celebration/
No Perfil do Instagram do AutoMEETING você também pode ver fotos e vídeos exclusivos;
https://www.instagram.com/automeetingbr/
A cobertura do evento em vídeo você confere nesse material exclusivo do AutoMOTIVO.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.