Home / Instalação / Para Instaladores / Ligando chicotes de som em veículos

Ligando chicotes de som em veículos

14

 

Top e importados

Na edição de Dezembro/2010, trouxemos uma breve explicação de como fazer a ligação de chicotes de som, especificamente em casos de veículos mais tops de linha e importados. Agora essa explicação será mais detalhada pelas normas técnicas que devem ser seguidas já que as montadoras, de uma forma em geral, não preparam os veículos para outros equipamentos de áudio que não sejam o original de série.

Acompanhe!

Parte de alimentação – sempre em primeiro lugar!

Como identificar cada fio necessário para a instalação do novo aparelho que substituirá o original:

– 12 volts direto – Como o multímetro na escala de tensão contínua igual ou superior a 20 volts (a escala do multímetro tem sempre que ser maior que a grandeza medida), coloca-se a ponta negativa no chassi do veículo (se inverter as pontas de prova, aparecerá na leitura um sinal de menos “-“; o multímetro analógico não pode ser invertido) ou no negativo da bateria e, com a ponta positiva, acha-se a primeira medição de 12 volts. mas espere: pode não ser 12 volts direto ainda

Para checar isto, ligue e desligue a chave do veículo e o farolete; veja se não há dispositivo que aciona mute via remoto do rádio original. (Como exemplo que é pouco usado no Brasil: telefone móvel). Após isto, marque este fio que queria lhe pegar, pois trata-se de um cuja cor, não coincide com os comuns que são amarelo e vermelho. Ok, localizamos o positivo direto.

Se o consumo do aparelho a ser instalado for muito acima do original, tem que ser feita uma análise para ver se o fio original suporta, aumentando o fusível, ou deve ser passado um positivo direto da bateria com um fusível.

– Iluminação do painel – Também chamado de farolete, com o multímetro ainda na mesma escala anterior, siga medindo os demais fios com o farolete ligado: o primeiro que der 12 volts, desliga-se o farolete, a tensão tem que cair rapidamente para 0 volts, para conferir melhor (principalmente se o aparelho original do veículo estiver conectado), desligue e retire a chave; com isto você conclui que o fio que vem do farolete é que vai alimentar as lâmpadas das teclas do aparelho; marque este fio. Ok, localizamos o fio de iluminação do painel, aquele que, mesmo com o aparelho desligado quando acende-se as luzes do painel as teclas do aparelho irão acender.

– 12 volts Pós chave – Também conhecido como ACC, mantenha o multímetro na mesma escala anterior; leve-se a chave do veículo até o primeiro estágio (que acende o painel,) e continua-se a medição até encontrar novamente 12 volts. Ao encontrar, deslige a chave do veículo e retire-a, (há veículos que apenas com a chave encaixada sem girá-la já habilita o ACC) a tensão no mostrador do multímetro e no fio deve descer para zero rapidamente; por segurança, teste novamente, tem que acontecer a mesma situação de novo, e marque este fio. Localizamos o fio 12 volts pós chave, o que vem nos chicotes normais como vermelho, e neste veículo é azul (por exemplo) o que fará você confundir com o fio remote, de antena eletrônica (se não for aplicado o procedimento acima).

– Terra – Cuidado! Há aparelhos que são aterrados diretamente no chassi do veículo pela carcaça e não no chicote: a montadora não colocou o comum fio preto, isto faz do veículo mais “ecológico”, gastando menos fiação; mas quando você instalar tudo, descobre que no chicote não há fio terra. Para averiguar isto, mantenha a ponta positiva do multímetro no fio positivo 12 volts direto (que você acabou de localizar) e colocando a ponta preta em cada um dos demais fios deve-se (em um deles) achar a mesma tensão quando se coloca no chassi. Normalmente, o 12 volts direto e terra possuem bitola maior do que os demais.

Na próxima edição, você saberá como agir com outros ítens como os fios Can Bus; remote de antena e falantes. Não perca a continuação desta matéria

FAcebook-Revista-Curta

4 comentários

  1. Luiz Claudio

    Gostaria de saber se no controle de volante original com 4 fios é ligado algum positivo 12 volts e terra,carro Omega 2004 australiano.

  2. Fábio Menezes dos Santos

    Bom dia,
    Para instalar um multimídia em uma bmw320 ano 2011 é necessário pegar um fio de 12v continuo para memória do rádio( memória das estações), qual o melhor fio para pegar?

  3. Olá boa noite gostaria de saber porque o som do meu carro tá esquentando muito , observação e um som simples sem módulo apenas auto falante som ambiente,eu percebi que o fio vermelho que liga o meu som estava ligado no polo negativo isso e correto ou devo liga no o fio que alimenta o meu rádio no polo positivo

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo