Crossover compacto terá um novo visual, porém, deve manter motor de 1.5 litro turbo de 150 cv com etanol
O próximo ano será terá diversos lançamentos no segmento de SUVs médios. Depois da estreia do Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Ford Territory e Bronco (mais caro), a Caoa Chery que já renovou o Tiggo 7 prepara mudanças para seu modelo mais vendido: o Tiggo 5X. O utilitário esportivo manterá o motor de 1.5 litro turbo de 150 cv com etanol, mas terá um design renovado. Veja.
Produzido em Anápolis, o novo Tiggo 5X seguirá o estilo chinês e ganhará um novo para-choque dianteiro, nova grade frontal com formato hexagonal, entradas de ar cromadas e novos faróis como a versão chinesa. Já a traseira manterá os faróis no formato de “C” e ganhará uma régua unindo as duas lanternas, o que confere elegância ao modelo.
O interior deve adotar o mesmo padrão visto no Tiggo 7 Pro, que foi lançado recentemente. Por conta disso, terá um central multimídia flutuante e um grande painel digital com direito a comandos de voz e sistema de inteligência artificial já preparado para a internet 5G, conforme relatam profissionais do ramo de TI com os quais a revista AutoMOTIVO esteve em contato. Na China, esse modelo é comercializado com multimídia de 10,25 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital por lá tem tela de 7 polegadas.
Em relação à motorização, o crossover não deve ter mudanças. Portanto, será equipado com o já conhecido motor Acteco 1.5 litro turbo quatro cilindros, que entrega 150 cv e 21,3 kgfm de torque com etanol, além de 147 cv e 21,4 kgfm de torque com gasolina. A transmissão deve ser automática do tipo CVT que simula nove velocidades, substituindo a automatizada de seis marchas. É importante destacar que na China o SUV compacto é vendido com trem de força de 1.5 litro aspirado, que rende 118 cv e pode ter câmbio automático do tipo CVT ou manual de cinco marchas. Mas isso não deve ocorrer por aqui.
Concorrentes
No segmento de SUVs compactos a briga é acirrada pela liderança do ranking de vendas. O Tiggo 5X é um modelo compacto-médio tal qual o Hyundai Creta que também está entre os dois segmentos. Assim, ao menos em preço o Tiggo 5X 2022 deve brigar na faixa dos R$ 120 mil com Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross e de certa forma com versões mais equipadas do Volkswagen Nivus, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Citroën C4 Cactus e também, o líder de vendas entre os compactos, o Jeep Renegade.
Mas o Tiggo 5X também está entre os modelos médios e briga de forma bem competitiva com o líder Jeep Compass, com o bem sucedido Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e também com o Chevrolet Equinox que virá reestilizado em 2022. Ainda nesta linha enfrenta o Ford Territory e Mitsubishi Eclipse Cross.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.