Home / Revista / Edições Anteriores / Peugeot 3008 – O primeiro crossover da marca chega para aumentar o portfólio da Peugeot

Peugeot 3008 – O primeiro crossover da marca chega para aumentar o portfólio da Peugeot

peugeot-3008

Aproveitando a grande demanda da categoria de SUVs no Brasil, a Peugeot entrou na disputa do mercado e apresentou seu primeiro crossover. Para disputar os consumidores de Hyundai ix 35, Kia Sportage e Honda CRV, o modelo apela para equipamentos tecnológicos, além de um design atrativo, comum nos carros da Peugeot. O porta malas comporta 512 litros e seu tanque, 60.

Medindo 1,63m. de altura, 1,83m. de largura, 4,36m. de comprimento e 2,61m. entre eixos, o modelo ainda conta com a mesma grade dianteira do seu irmão menor, o 2008. O capô fica com vincos mais evidentes, com o novo logo da marca, e os faróis foram redesenhados, com um filete de LEDs.

Por dentro, as mudanças foram mais discretas. Apenas o sistema de som e o volante receberam novidades. Como opcional, o 3008 pode receber itens como câmeras que ajudam nas manobras de estacionamento, bancos dianteiros com ventilação, câmbio automático de seis marchas que funciona com tração dianteira, etc

painel-peugeot-3008 porta-objeto-peugeot

Apresentado em duas versões, Allure Turbo e Griffe Turbo, o modelo arranca olhares por onde passa. O entusiasmo de quem vê o carro por fora é justificado pela carroceria, de minivan, mas composta por uma enorme grelha frontal, linhas mais salientes na lateral e apliques em preto no para-choque dianteiro. Essa cara de ‘bravo’ do conjunto estético é o que faz do 3008 um crossover.

E não é só no visual que o crossover é “nervoso”. Sob o capô está o motor 1.6 turbo, de injeção direta de gasolina, desenvolvido em parceria com a alemã BMW. O propulsor rende até 156 cavalos de potência e entrega o torque máximo de 24 kgfm a apenas 1.400 rpm, disposição que é acompanhada pelos engates rápidos e precisos da transmissão sequencial de seis velocidades.

Segurança

O 3008 traz de fábrica freios ABS com controle de estabilidade (ESP), sistema que evita derrapagens (ASR), dispositivo de assistência de frenagem (AFU) que aplica uma força adicional nos freios em situações de emergência e uma barra estabilizadora hidráulica, composta por três amortecedores que equalizam a inclinação da carroceria em curvas. A arquitetura alta e volumétrica do crossover dão uma sensação de segurança nas ruas e estradas.

Mais de Design

O design marcado por linhas, sugerem proteção, potência e robustez. Como a maioria dos carros da Peugeot, o 3008 se destaca pelo design. A grade frontal é o elemento mais chamativo na dianteira, dando ao carro ares de utilitário esportivo. De lado, nota-se o friso cromado que percorre toda a extensão da linha de cintura do veículo. Já a traseira têm lanternas vermelhas de formato inusitado e a tampa do porta-malas é dividida em duas partes.

O interior preza pela esportividade, com a maioria dos instrumentos e elementos do console central voltados para o motorista. A marca diz que se inspirou em uma cabine de avião na hora de desenhar o habitáculo do carro. Além dos vários porta-objetos, a parte interna do 3008 oferece um head-up display, que projeta as informações do painel de instrumentos no para-brisa, de modo que o motorista não precisa desviar os olhos da estrada para saber de informações como a velocidade do veículo.

teto-peugeot-3008

Tanto na versão Griffe como na versão Allure, o 3008 disponibiliza vários equipamentos de alta tecnologia embarcada para o conforto e a dirigibilidade do modelo.

A versão de entrada, chamada de Allure, custa 79.900 reais. Itens como direção eletro-hidráulica, espelhos retrovisores com regulagem elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, sistema de som com reprodução de arquivos em MP3 e entrada USB, Bluetooth e rodas de liga leve de 17 polegadas serão oferecidos de série.

Já a versão Griffe sai por 86.900 reais e agrega sensor crepuscular (que acende os faróis automaticamente), bancos revestidos em couro com aquecimento, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, retrovisores com recolhimento elétrico, vidros elétricos traseiros e teto panorâmico. Freio de estacionamento elétrico, assistência para descidas – que impede que o veículo recue em aclives acentuados – e ar-condicionado com duas zonas de regulagem de temperatura também são oferecidos no 3008.

O mercado pode aproveitar este carro com a parte de acessórios de sonorização e multimídia, com versões mais completas do que as oferecidas de fábrica.

peugeto

 

Por Denise Andrade

Fotos Divulgação

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo