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Teste aponta a existência de modelos de cadeirinhas inseguros

Cadeirinha infantil

Acessório de uso obrigatório em veículos que estejam transportando crianças, as cadeirinhas são produtos interessantes para lojas de acessórios automotivos. No entanto, nem todas têm desempenho igual nos testes de desempenho.

No quinto teste realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores com oito modelos de cadeirinhas para transporte de crianças no carro, constatou-se que há produtos que estão longe do ideal, principalmente na categoria de zero a 25 quilos (grupo 0+/1/2).

Segundo a associação, o ponto fraco é o desempenho no impacto lateral, que não é obrigatório. A base com Isofix de um dos modelos quebrou durante os ensaios.

Entre as cadeirinhas analisadas, a Galzerano Futura obteve o pior resultado. Houve grande deslocamento da cabeça do boneco utilizado no teste de colisão e grande carga no pescoço, quando se avaliava o grupo II (15 a 25 quilos). Esse foi um fator limitante para a nota geral de segurança. As cadeirinhas multigrupos devem oferecer a mesma segurança para todos os grupos aos quais se destinam.

A base com Isofix da cadeirinha ABC Design Risus quebrou nos ensaios, demonstrando que é inseguro usá-la fixada com esse dispositivo. No teste de impacto lateral, esse modelo permitiu que a cabeça do boneco se chocasse com a lateral da porta do carro, além de registrar forte aceleração da cabeça e do tórax. Todas as outras receberam avaliação aceitável. Para quem tem este modelo, a recomendação é o uso somente do bebê-conforto preso ao cinto de segurança do carro.

Nenhuma cadeirinha recebeu nota máxima nas avaliações de impactos lateral e frontal, e todas têm falhas nas informações para a correta instalação no veículo. Para a faixa de zero a 13 quilos, foram avaliadas: Bébé Confort Streety Fix e Chicco Key Fit, que foram as mais bem classificadas; além da Burigotto Touring Evolution, Cosco CC 2001 e ABC Design Risus. Para a faixa de zero a 25 quilos, foram testadas: Burigotto Matrix Evolution, Safety 1ST Recline e Galzerano Futura.

O resultado do teste de impacto lateral não passou de aceitável no teste de todas as cadeirinhas, mas não há regulamento obrigando essa avaliação. A PROTESTE reiterou ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pedido para que torne obrigatória a avaliação de impacto lateral para obtenção de certificação desses produtos.

Bebê conforto

crianças em veículo com assentos infantis

Nos testes de colisão, os melhores resultados ficaram com os produtos que atendem a crianças de zero a 13 quilos (grupo 0+), os chamados bebês-conforto. Para os testes de impacto frontal e lateral, foi simulado que um veículo estivesse a 64 km/h (impacto frontal) e depois a 28 km/h (impacto lateral). Foram avaliados, entre outros itens, o deslocamento e a aceleração da cabeça, as cargas no pescoço e a aceleração do tórax da criança em casos de impactos frontal e lateral no veículo.

No grupo 0+/1/2, Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline foram considerados ruins no teste de impacto frontal. O primeiro apresentou grande deslocamento da cabeça do boneco durante os testes dos grupos 0+, para crianças que pesam de 0 a 13 quilos, e 1 (de nove a 18 quilos). Além disso, ao final da simulação, a base estava quebrada e a cadeira, rotacionada.

No caso da Safety 1ST Recline, houve grandes cargas na região do pescoço do boneco utilizado no teste para os grupos I (9 a 18 quilos) e II (de 15 a 25 quilos). E o apoio de cabeça da cadeira quebrou.

No impacto frontal, os modelos Burigotto Touring Evolution, Bébé Confort Streety Fix e Chicco Key Fit, todos do grupo 0+, foram considerados muito bons. E o modelo ABC Design Risus foi avaliado como bom. Ainda no mesmo grupo, o bebê-conforto Cosco CC 2001 obteve resultado aceitável para impacto frontal. Essa nota foi resultante de três fatores: deslocamento da cabeça e aceleração do tórax do boneco, além da quebra de um dos “caminhos” por onde passa o cinto de segurança.

Os modelos Bébé Confort Streety Fix e Chicco Key Fit foram considerados os melhores do teste para o grupo 0+, sendo que a primeira é também a escolha certa. Já no grupo 0+/1/2, as cadeirinhas Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline receberam conceito aceitável, não sendo suficiente para serem indicadas como bons produtos.

Produtos recomendados

criança em veículo com assento infantil

Mesmo com as falhas, a PROTESTE destaca que é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há três tipos de cadeirinhas e o que importa é a indicação de peso e altura da criança a ser transportada.

O bebê-conforto é adequado para os recém-nascidos até alcançarem cerca de 13 quilos. Ele tem uma base que é fixada ao banco do carro. Há também as poltronas reversíveis, que permitem transportar desde recém-nascidos (instalados de costas para o banco da frente) até crianças de cerca de 25 quilos ou mais, dependendo do modelo.

E ainda há a poltrona para posicionamento do cinto do carro (boosters). Ela deixa a criança mais alta para poder usar o cinto normal do carro na posição correta. Ela é obrigatória para crianças de até sete anos e meio, ou até que meçam 1 metro e 45 cm.

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