No mundo dos concepts há os que são propostas futuristas, os que testam conceitos e tecnologias que as montadoras gostariam de introduzir a médio prazo e, finalmente, aqueles que servem para “afinar o foco” dos projetistas, aferindo a receptividade e as reações do público antes do lançamento de um veículo.
É exatamente esse último o caso da BMW M4 Concept Coupé, apresentada durante o tradicional Concours d’Elegance de Peeble Beach, na Califórnia, evento anual que reúne um seletíssimo público em torno de veículos clássicos e dos destaques da indústria automobilística de todo o mundo em termos de luxo e tecnologia.
A letra M identifica a versão de alto desempenho (pra valer, não como fazem as das montadoras nacionais) dos carros da fábrica alemã e a M4 deve ser a substituta da veterana M3 Coupé atual. A previsão é que a BMW a apresente oficialmente no próximo Salão de Detroit, marcado para começar em 18 de janeiro.
Atualmente, a empresa oferece uma gama de modelos que começa com a M3, passa pela M5 e vai até a M6, sem contar nas SUVs X5 M e X6 M. Por tudo o que mostrou a BMW M4 poderá esquecer rapidinho o seu passado como concept e virar coqueluche entre quem curte um bom carro de pegada realmente esportiva.
Prazer em olhar
O visual da M4 não é chamativo demais e também não choca. Tem um quê de familiar, mas é daqueles que dá vontade de tocar, de “ver com os dedos”, fazendo-os correr pelas linhas bem traçadas e fluidas, desde a grade frontal até a traseira. Verdade que a bonita cor escolhida, um dourado batizado de “Autum Dust”, ajuda, ainda mais quando combinada com preto do teto de fibra de carbono e dos detalhes discretos no mesmo material.
Como não nasceu para gerar polêmica, mas para dar prazer ao seu motorista das ruas e – principalmente – nas estradas, a BMW M4 Concept não tem um lado feio ou mal resolvido. É bonita qualquer que seja o ângulo escolhido pelo observador. Olhada de frente, me lembra a Bela e a Fera, combinando a grade tradicional e harmônica com as agressivas entradas de ar e spoilers embaixo dela.
Ainda assim, o meu ângulo favorito é o lateral. Gosto do perfil alongado, das curvas suaves, das saídas de ar depois das rodas dianteiras de 20 polegadas, do capô longo e bem mais alto que as caixas de rodas, deixando claro que ali embaixo tem muito motor… Talvez demore um pouco, mas logo você também vai achar um ângulo favorito para chamar de seu.
Claro que a BMW não iria ficar só nos detalhes estéticos e a divisão M preparou uma receita bem apimentada para garantir que o seu “caçula” não desaponte as expectativas dos fãs da marca. O motor de “só” 421hp é um moderno 3.0 de seis cilindros em linha, batizado de S55. Com dois turbos, ele vai promete ser mais potente, econômico e eficiente que os V8 usado no M3.
Tempos atuais exigem uma motorização adequada. Enquanto os veículos menores trocam motores de quatro cilindros por outros de três, sem nenhuma perda sensível, nos carros grandes os “veoitões” começam a perder o lugar para os seis cilindros.
Com anunciados 1.480kg, graças ao “regime” proporcionado pelo emprego de muitos componentes em fibra de carbono reforçada, a M4 registra nada menos que 100 quilos a menos que o Audi RS4 Avant e como o motor é mais potente do que o do outro alemão raçudo, o resultado poderá ser observado pelo retrovisor.
Se levarmos em conta os dois turbos e a aceleração impressionante que eles prometem, não vão ser só Audis a ver (rapidamente) a traseira da BMW M4 e o seu belo difusor (componente que, aliás, está virando moda, para alegria do mercado de acessórios). Infelizmente, ainda não há previsão para a chegada oficial da novidade por aqui, mas tudo leva a crer que ainda no ano que vem poderemos vê-la pessoalmente, mesmo que seja quando nos ultrapassar na estrada…
Por Amadeu Castanho Neto
Fotos Divulgação