Montadora informou que a Jumpy terá uma versão elétrica no Brasil ainda neste ano
Em uma live para a imprensa a Citroën mostrou a nova estratégia da marca para o Brasil e, também, na América Latina. Por conta disso, a empresa planeja lançar três novos modelos até 2024. Claro, o primeiro deles será o novo C3, que chega no início de 2022. A empresa também lançar o Ë-Jumpy elétrico ainda neste ano por aqui.
Essa estratégia de lançar três carros em três anos é chamada pela companhia de C-Cubed, que conta com três projetos globais, mas com adaptações para a região. Com isso, a empresa pretende conquistar 4% do mercado brasileiro de automóveis, já na Argentina a ideia é chegar em 7% e no Chile chega aos 3%. Desta forma, a Citroën deve ter 4% de participação de mercado na América do Sul até o final de 2024.
Ë-Jumpy
Para quem ainda não sabe, o Ë-Jumpy é basicamente o “primo” do Peugeot e-Expert, que também será lançado este ano no Brasil. Por isso, deve contar com motor elétrico de 100 kW (135 cv) com torque de 26,5 Kgfm de torque. A velocidade máxima é de 130 km/h e de zero a 100 km/h é feita em 13,1 segundos. A autonomia poderá ser de 200 km, caso tenha bateria de 50 kWh, composta por 18 módulos, ou de 300 km, caso tenha bateria de 75 kWh, composta por 27 módulos. O utilitário terá uma recarga rápida de 30 minutos em uma tomada de 50 kWh ou de 45 minutos em um carregador de 100 kW.
Grande estrela: novo C3
Certamente o novo Citroën C3 será a grande estrela da marca nos próximos anos, uma vez que ele tem a proposta de trazer novos públicos para a montadora francesa. Por conta disso, o modelo tem um design divertido e bastante colorido como a nova estratégia da empresa.
A dianteira tem faróis de iluminação diurna dispostos em formato de Y, pois estão interligados com uma barra cromada, que também forma o logotipo da empresa. Já os faróis convencionais são arredondados. Ambos são de LED. A grade tem um acabamento discreto e uma barra preta sobre ela. Já os faróis de neblina, que são redondos, contam com uma moldura em volta deles. Tanto o para-choque quanto o capô tem vincos, que conferem robustez e elegância. Na a traseira os faróis também são arredondados. A tampa do porta-malas tem um desenho retilíneo.
O interior também conta com traços arrojados e vem equipado com uma grande central multimídia de 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é 100% digital. O SUV poderá ser pintado nas cores preto Perla Nera, cinza Grafito, cinza Artense, branco Ice e azul Spring mostrados na apresentação virtual. Por ser bicolor poderá ter o teto nos tons preto ou branco.
O novo Citroën C3 deve ser comercializado com motor de 1.6 litro, que entrega 115/118 cv a 5.750 rpm e com torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Também pode ser equipado com o mesmo propulsor do Fiat Pulse, ou seja, 1.0 litro turbo, que rende 130 cv e aproximados 20 kgfm de torque.
O modelo chegará para “brigar” com o Volkswagen Nivus, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Caoa Chery Tiggo 3X, Renault Duster, Peugeot 2008, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e, também, com o próprio Fiat Pulse, lançado neste ano.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de novembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.