SUV tem acabamento esportivo, mas manteve motor de 2.8 litros de 204 cv
A Toyota apresentou oficialmente o SW4 GR-S no Brasil, onde será oferecido por R$ 415.790 nas cores branco pérola com teto bicolor preto e preto Mica. Além disso, o crossover terá acabamento exclusivo feito pela Gazoo Racing divisão esportiva da marca. Contudo, o motor de 2.8 litros de 204 cv será mantido pela montadora japonesa. Além dela, a fabricante lançou o Corolla GR-S neste ano e pretende lançar a Hilux GR-Sport por aqui em 2022, quando chegará com propulsor de 2.8 litros recalibrado para 224 cv.
Em relação ao design, o crossover médio ganhou difusores aerodinâmicos nos para-choques dianteiro e traseiro, rodas de linha leve de 18 polegadas com emblemas GR, faróis em full LED com flashes sequenciais, spoiler traseiro exclusivo e tampa traseira com sistema elétrico de abertura e fechamento com sensor de movimento dos pés. Já o interior passa a contar com bancos em couro de Ultrasuede com costuras em vermelho, além de ter o emblema da versão bordada no apoio de cabeça. Também há uma placa de identificação GR-S colocada no painel do veículo. Ainda tem painel analógico e computador de bordo com tela de TFT de 4,2 polegadas, que traz uma animação exclusiva da marca GR-S. A central multimídia de 8 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay foi mantida igual à da versão convencional.
Sob o capô o Toyota SW4 GR-S vem equipado com motor 1GD de 2.8 litros com injeção direta eletrônica Common-Rail, que entrega 204 cv com 50,9 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades e a tração tem sistema 4×2, 4×4 e reduzida 4×4, com acionamento eletrônico, desligamento do diferencial automático e controle ativo de tração. Também adiciona os modos de condução: normal, esportivo e eco. Além disso, a suspensão é exclusiva para esse modelo. Por isso, conta com amortecedores telescópicos monotubo, que conferem uma melhor estabilidade ao utilitário esportivo.
A Toyota ainda colocou o sistema de segurança Toyota Safety Sense, que incorpora sistema de pré-colisão frontal, sistema de detecção de pedestre e ciclistas, alerta de desvio de faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O crossover também tem sete airbags, assistente de controle de descida, controle ativo de tração, controle de estabilidade, controle de tração, controle de oscilação do trailer, freios ABS, freio eletrônico com distribuição de força, assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência, carregador de smartphone por indução, sistema de áudio JBL com 10 alto-falantes, dois tweeters, dois squawkers e um subwoofer, câmera de 360º, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, entre outros equipamentos.
Na pista
Antes de lançar o SW4 GR-S, a Toyota trouxe o carro para o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu/SP, onde foi possível testar o crossover na pista. Durante o primeiro contato deu para notar que a maior alteração desta versão para a convencional foi a utilização de amortecedores tubulares o que o deixou bem mais estável. Deste modo, ao pisar fundo no acelerador o motorista tem o carro mais equilibrado em curvas acentuadas ou em longas retas. A Toyota promete comportamento aprimorado diante de buracos e valetas com mais equilíbrio.
Em relação ao conforto, quem vai sentado no banco traseiro pode ser beneficiado pelas mudanças. Além disso, o motor se comporta muito bem em retomadas e em aceleração mas sem mudanças em relação ao modelo sem o acabamento esportivo. Já a transmissão automática de seis marchas casa bem com esse propulsor e faz trocas, a princípio, sem trancos. A SW4 só foi avaliada no autódromo sem um circuito normal para testar suas novidades mas o público cativo certamente poderá se interessar pela GR-S.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.