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Renault interrompe produção no Paraná por 10 dias por falta de semicondutores

Fábrica produz o Captur, Duster, Kwid, Logan, Sandero e Stepway

Complexo Curitiba Veículos de Utilitários – CVU ficará parado por 5 dias

A linha de montagem da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná, ficará parada por 10 dias por falta de semicondutores. Por lá, são produzidos os modelos Captur, Duster, Kwid, Logan, Sandero e Stepway. A empresa também irá interromper o complexo chamado de Curitiba Veículos Utilitários – CVU, que fabrica o furgão Master, por 5 dias. 

Além da empresa francesa, outras montadoras têm sofrido por causa da falta dos chips eletrônicos, que tem afetado todo o mundo. Segundo a pesquisa do Boston Consulting Group – BCG, esse problema representará uma perda de produção mundial entre 5 e 7 milhões de veículos. Por aqui, 130 mil automóveis deixaram de ser produzidos de acordo com o estudo norte-americano. 

Segundo estudo norte-americano, 130 mil automóveis deixaram de ser produzidos no Brasil

Tiveram que parar a linha de montagem no país a Volkswagen, a Hyundai, a Fiat, a Honda, além da Chevrolet a mais prejudicada, que está parada desde junho e só deve voltar em 16 de agosto

Entenda o crisa
A crise mundial por falta de semicondutores começou com a pandemia de COVID-19, uma vez que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender o forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo neste período. Com isso, o segmento automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns, que afetaram todos os países, suspendeu encomendas destes equipamentos geralmente de origem asiática. No entanto, com a forte alta das vendas, as fábricas de veículos não conseguiram atender toda essa demanda, o que tem paralisado fábricas por aqui, fenômeno que travou a produção de automóveis no mundo todo.

Outras montadoras também foram afetadas por falta de componentes eletrônicos


Como a maioria destas peças são produzidas no território chinês ou em outros lugares do mundo, as empresas que têm sede no Brasil sofrem por conta disso, já que esses componentes demoram a chegar ao país já comprometidos com fabricantes de smartphones e eletroeletrônicos em geral.

Com a palavra a Anfavea
Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea informou na última apresentação dos resultados da indústria nacional que a crise global por falta de semicondutores ainda não tem uma solução a curto prazo, o que deve causar mais pausas nas linhas de montagens por aqui até o final do ano.

Falta dos chips tem causado perdas entre 3 e 5% na produção global dos automóveis

A Associação ainda destacou que a capacidade das empresas produtoras de componentes eletrônicos deste porte ainda não cobrem a demanda automotiva deste ano. Por isso, a normalização no fornecimento destes insumos deve acontecer apenas no próximo ano. Além disso, a falta dos chips tem causado perdas entre 3 e 5% na produção global dos automóveis.

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