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São Bernardo recebe a Revista AutoMOTIVO

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Com grande destaque comercial entre os distribuidores, São Bernardo se tornou grande pólo de negócios, também no setor automotivo.

Para quem não conheçe, São Bernardo do Campo é um município do estado de São Paulo, localizado no que é conhecido como a região do ABC paulista, e famosa por abrigar as grandes indústrias automobilísticas e ser a cidade natal (de coração) do último Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Não só por estes fatos, a região mereceu uma visita mais detalhada da equipe de reportagem, mas também por ter se tornado cada vez maior o seu destaque entre os fabricantes e distribuidores de acessórios automotivos.

Com uma área total de 408,45 km², o município abriga, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 765.203 habitantes e possui o 1º do ranking do PIB municipal (Produto Interno Bruto), frente às outras cidades do ABC paulista, e o 5º em relação ao estado de São Paulo. Progresso que se iniciou nas décadas de 50/60 passadas, quando São Bernardo recebeu o que ficou conhecido como o parque automobilístico brasileiro, então em franca expansão. Chegaram à cidade multinacionais como Volkswagen, Ford, Scania, Toyota, Mercedes-Benz e Karmann Ghia.
Fica evidente a responsabilidade das indústrias no crescimento do município, já que em 1960, a cidade possuía apenas 60.000 habitantes, e com a fama de a “capital do automóvel”, muitas indústrias e o comércio de autopeças e acessórios cresceu ao seu redor. Mas na década de 90 há um período de estagnação no município, devido a fuga de algumas empresas sediadas no município em busca de cidades com melhores condições logísticas e menores impostos, o que com a virada do século e novas políticas de incentivos faz com que a cidade volte a crescer e a indústria a gerar emprego. O ponto positivo deste período de estagnação da indústria foi o crescimento dos setores de comércio e serviços que alavancaram e continuam em franco crescimento, sendo responsáveis diretamente pela atual situação econômica as cidade.

No que se refere aos lojistas e distribuidores do setor, não existe um ponto específico da cidade onde eles se concentram, as lojas estão bem localizadas, porém diversas em pontos estratégicos da cidade de São Bernardo do Campo, de modo a atender todos os consumidores.

A equipe de reportagem esteve na cidade e conheceu algumas, das muitas empresas localizadas na região. Constatou também que os lojistas merecem o destaque que vem recebendo do setor, já que a grande maioria confirmou o crescimento médio de cinco vezes o faturamento nos últimos anos. Uma das empresas visitadas foi a Distribuidora Nova Retrosul, personagem de recente reportagem da revista AutoMOTIVO, é uma distribuidora do segmento de som e acessórios que atua há 15 anos no setor. A empresa considera a cidade de São Bernardo promissora e atende cerca de 90% dos lojistas da região. Com uma estrutura enxuta e dinâmica, uma sede moderna e um estoque sobre medida conseguem atender todas as necessidades dos clientes e permite a empresa continuar crescendo e enfrentando os desafios que surgem. Segundo o representante Carlos Piza, a região agora é mais valorizada, porque o consumidor encontra em São Bernardo, os mesmos produtos que antes encontrava só em São Paulo, com a mesma qualidade e condição de preço.

Saindo da distribuidora passando por vários pontos da cidade para conhecer e captar diretamente do lojista da região as principais características da cidade. Administrada pelo proprietário Junior, a loja JR Centro Automotivo está há 10 anos no mercado e sempre na cidade de São Bernardo do Campo. Júnior define a região como um mercado pequeno (em extensão), mas com lojas bastante agressivas (mercadologicamente falando). A escolha da região para estabelecer a loja, já que o proprietário mora na cidade de São Paulo, se deu justamente por ali se encontrarem as indústrias automobilísticas, mas segundo ele permanece lá pela característica de ser uma região onde o setor é bastante unido e de clientela fiel. “Mais de 60% dos meus clientes atualmente, tem origem na indicação. Clientes que vieram e gostaram e indicam aos seus amigos e parentes”. Já quanto ao sucesso da loja – a JR nos últimos anos já mudou de endereço três vezes para aumentar o espaço físico e poder atender o cliente com mais qualidade – ele atribui ao constante investimento e valorização da mão de obra do instalador, e as parcerias estabelecidas com fornecedores.

Outra loja visitada foi a Santana’s Som, que é dirigida pelo Rodnei e pela Sandra há 11. Os proprietários da loja consideram o mercado de acessórios da região muito bom, principalmente por ter a cara de interior. “Mesmo tendo alcançado status de cidade grande que é, São Bernardo mantém características de pequena cidade quando se fala de comércio. Nossos clientes são todos fiéis e a tradição de comprar e instalar acessórios na Santana’s Som passa de pai para filho(a), e de filho(o) para neto”, afirmou Rodnei. Mas não é só isso. Rodnei também contou que o forte da loja é o serviço “delivery”. Como estão localizados numa região onde existem muitas empresas, as pessoas não possuem tempo de ir a loja, então ele mantém funcionários treinados para retirar o carro, realizar o serviço e entregar o carro, o que numa cidade como São Paulo, seria impossível. “Aqui as pessoas se conhecem, confiam uma nas outras e na tradição dos estabelecimentos que freqüentam”, finalizou.

Com uma localização privilegiada, atua a Vordelli, no mercado desde 1991. Com foco também nas vendas e instalação de acessórios, tem a filosofia que o atendimento e prestação de serviço devam estar à frente de qualquer outra questão. Isso fortalece o relacionamento do cliente com a loja, principalmente numa região onde a relação confiança X consumidor seja muito evidente.

Mas também visitamos lojas estabelecidas a muito tempo como a Belo Car, com 28 anos de história. A loja que sempre foi administrada pelo Sr. Wilson, hoje também conta com a co-administração do filho Junior. Segundo ele a loja cresceu bastante ao longo dos anos, principalmente porque soube acompanhar a tendência do mercado, se especializando e investindo no quadro de funcionários. Para Wilson, a influência do parque industrial da cidade, hoje já não faz diferença, pois o setor de comércio da cidade evoluiu bastante. “Mas é claro que com políticas de incentivo poderíamos ter evoluído ainda mais”. Apesar de acreditar que a área de vendas perdeu espaço para a internet, mantém este setor na loja e investe forte na prestação de serviço. “Temos focado agora em carros especializados”. E como todos na região, afirma que apesar de possuir um site para a loja, nunca foi necessário fazer campanhas de divulgação, pois a clientela da Belo Car, também é fiel e se renova com a sempre eficiente propaganda boca a boca.

Assim também atua uma das lojas mais antigas da região, a Demarque. Administrada por José Carlos e Osmar Crispim, creditam a permanência mercado à constante preocupação com o atendimento. “Acessórios, todas as lojas têm a oferecer e das melhores marcas, e para se manter neste mercado competitivo, é preciso ter mão de obra qualificada, atualizada e eficiente”.

Mas dentre dantas lojas de tradição, também encontramos uma diferenciada em São Bernardo, a Delta Móbile, que está estabelecida na cidade há 9 anos e se tornou referência na cidade quando se fala na categoria de carros blindados. “Somos fornecedores autorizados da Inbra Blindados, uma das maiores empresas de blindagem do país. Com isso, nos tornamos especialistas na prestação de serviço para este público, já que não se trata de uma simples instalação”, afirmou Junior (proprietário da loja). Dada esta característica, o público da loja não é tão regional como das outras, mas a característica de indicação e divulgação boca a boca de mantém. Segundo Junior, eles atendem clientes do Brasil inteiro e até do exterior, a maioria um público mais elitizado, já que são proprietários de carros de luxo e blindados. “Já recebi automóveis dos E.U.A., onde o cliente nunca nos viu, somente devido à confiança de nosso trabalho. Mas também mantemos uma loja com show room diferenciado, pois freqüentemente recebemos aqui este cliente especial, além de ser importante mantermos a parceria com a empresa de blindagem.”

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