Home / Últimas Notícias / Análise / Características dos mercados estaduais impactam o mercado de acessórios

Características dos mercados estaduais impactam o mercado de acessórios

mercado-analise-estados

 Você sabe quais são as dez marcas de automóveis e veículos comerciais leves mais vendidas no seu estado? E qual é a participação de cada uma nas vendas? Se for comprar dez unidades de um produto de aplicação específica, quantos vai comprar para cada marca e modelo?

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, apesar de existir um ranking nacional das marcas de veículos mais vendidas, a lista com as dez marcas mais vendidas e a respectiva participação no total de vendas variam de estado para estado.

As razões para que isso aconteça são várias, abrangendo estratégia comercial das montadoras, tradições regionais, tamanho da rede de revenda de cada marca no estado, agressividade comercial das redes, simpatia do público com a marca, potencial de consumo do estado, quantidade de cidades grandes e médias e daí por diante.

As quatro grandes

Como você poderá notar pelos gráficos a seguir, cada mercado estadual tem características que o diferenciam dos demais. A lista das dez marcas que mais vendem é muito parecida em quase todo o país, com algumas que aparecem ocasionalmente na lista de um ou outro estado, como a Peugeot e a Mitsubishi.

Em todos os estados, as “quatro grandes” são presença constante no topo do ranking, mas fica claro que não existe um padrão nacional. A General Motors é a que tem maior participação de mercado em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas é a terceira colocada em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

A Fiat dá um banho nas concorrentes em Minas Gerais, garantindo mais de um terço de todo o mercado, também garante a pole-position no Rio de Janeiro, mas aparece em terceiro lugar em São Paulo e em segundo no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Já a Volkswagen lidera no Paraná e em Santa Catarina, mas é a segunda da lista em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e terceira no Rio Grande do Sul.

Fechando a lista das quatro maiores, a Ford é consistente ao ficar com o quarto lugar em todos os estados menos no Paraná, onde o posto fica com a Renault, cuja fábrica fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Participações variam

No quesito participação de mercado, ninguém bate a Fiat, dona de 33,63% do mercado mineiro. Para compensar, em São Paulo, o maior mercado de veículos do país e, conseqüentemente, também o maior mercado de equipamentos de som e acessórios automotivos, a montadora só consegue uma fatia de 15,48%.

A General Motors tem mais de um quinto do mercado paulista e do gaúcho, mas registra só 13,77% no mercado mineiro. A Volkswagen tem 22,32% do mercado paranaense, mas fica na faixa dos 16% no paulista e no fluminense. Já a Ford tem sua maior participação no mercado gaúcho, onde fica com 12,46% do total das vendas.

Confira os resultados

Em função do espaço editorial disponível, nesta edição vamos analisar apenas os oito estados do sudeste e do sul do país que concentram o maior volume de vendas de veículos nessas duas categorias, somando quase 75% do total do mercado. No próximo mês, analisaremos os demais estados.

Confira quais são as dez marcas mais vendidas em cada estado, sua participação de mercado e a concentração de vendas:

AUTOMÓVEIS E VEÍCULOS COMERCIAS LEVES PARTICIPAÇÃO E MARCAS POR ESTADO EM 2013

mercado-analise-estados-tabelas

mercado-analise-estados-tabelas-01

 

Por: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo